Português (Brasil)

Como Instalar o Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio .

Como Instalar o Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio .

O que diz a instrução técnica 19/2019 antes de tudo, pensar no próprio sistema de detecção O primeiro ponto que deve ser levado em consideração é que o sistema de detecção e alarme de incêndio deve ser capaz de detectar o princípio de incêndio o quanto antes.

Compartilhe este conteúdo:

Como Instalar o Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio .

O sistema de detecção de incêndios serve para detectar a presença de fogo em um determinado local e alertar as pessoas na área para que possam tomar medidas de segurança, como evacuar o prédio ou chamar os bombeiros. Ele ajuda a minimizar danos e perdas materiais e, mais importante ainda, pode salvar vidas.

É fundamental observar as seguintes regras:

1 - O que diz a instrução técnica 19/2019 antes de tudo, pensar no próprio sistema de detecção

2 - O sistema anti-incêndio deve ter backup de energia

3 - Algumas exigências na instalação

4 - Também é necessário testar o sistema

5 - A manutenção do sistema exige atenção contínua pois checar os itens, funcionamentos e licenças são fundamentais para a operação de todo sistema

Muitos destes itens servem para manter a segurança, no caso  sistema de detecção de incêndio é um fator relevante para evitar tragédias.

 No estado de São Paulo, a Instrução Técnica (IT) que discorre sobre os sistemas de detecção e alarme de incêndio é a IT 19/2019. Nela estão dispostos todos os requisitos mínimos necessários.

O que diz a instrução técnica 19/2019 antes de tudo, pensar no próprio sistema de detecção    O primeiro ponto que deve ser levado em consideração é que o sistema de detecção e alarme de incêndio deve ser capaz de detectar o princípio de incêndio o quanto antes.

A NBR 17249 da ABNT traz os seguintes sistemas de detecção:

Sistema convencional: que cobre de maneira igual uma área; Sistema endereçável: permite saber qual foi o dispositivo que detectou;

Sistema analógico: analisa continuamente os valores de temperatura e fumaça, comparando sempre com um valor base definido;

Sistema algorítmico: “sistema de detecção analógico no qual os detectores possuem um ou mais critérios de avaliação de medições do ambiente

O sistema anti-incêndio deve ter backup de energia ao instalar o sistema de alarme de incêndio também se deve levar em consideração que o mesmo deve ter 2 fontes de energização. A principal é o próprio sistema elétrico da edificação, o secundário pode ser composto por baterias, nobreak ou geradores.

Caso o sistema adotado sejam baterias ou geradores, estes devem ter autonomia de 24 horas em modo de espera e suportar, no mínimo, 15 minutos de alerta.

Algumas exigências na instalação

 Existem algumas exigências gerais para a instalação do sistema:

Ao instalar a central de detecção e alarme, esta deve ficar em um local bastante visível;

A distância máxima até um acionador manual não pode ser superior a 30 metros;

Esses acionadores, devem ficar em uma altura de 0,9 a 1,35 m do piso;

Em prédios com vários pavimentos, deve haver ao menos um acionador em cada um;

Caso o local de trabalho seja barulhento ou os trabalhadores utilizem protetores auriculares, também é necessário instalar avisos visuais; Em especial, casas de shows e espetáculos, também é obrigado ter um sistema visual;

Para detectores sem fio, é importante garantir que a transmissão por rádio frequência não seja perturbada.

Também é necessário testar o sistema uma vez instalado, Para isso, existem os seguintes ensaios:

Gerador de ar quente para detectores de temperatura;

Gás de ensaio ou combustão de materiais existentes no ambiente para detectores de fumaça.

Lembrando que a  manutenção do sistema é imprescindível e que os sistemas de detecção e alarme de incêndio passem por manutenções preventivas periódicas. Isto é também é um item de avaliação durante as vistorias dos órgãos competentes. Para a emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e a emissão do CLCB (Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros) é necessário que todas as medidas e segurança sejam atendidas

Em resumo : Instruções para Instalação de Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio

A Instrução Técnica 19/2019 de São Paulo estabelece os requisitos mínimos para o sistema de detecção e alarme de incêndio. É importante ler a normativa na íntegra, além dos seguintes pontos principais:

  1. O sistema deve ser capaz de detectar o princípio de incêndio o mais rápido possível, segundo a NBR 17249 da ABNT. Há vários tipos de sistemas de detecção, como convencional, endereçável, analógico e algorítmico.
  2. O sistema deve ter duas fontes de energização: a principal é o sistema elétrico do prédio e a secundária pode ser composta por baterias, nobreak ou geradores. Se usado baterias ou geradores, eles devem ter autonomia de 24 horas em modo de espera e pelo menos 15 minutos de alerta.
  3. Algumas exigências na instalação incluem: a central de detecção e alarme deve ser instalada em um local visível; a distância máxima até um acionador manual não deve ser superior a 30 metros; os acionadores devem ficar a uma altura de 0,9 a 1,35 m do piso; em prédios com vários andares, deve haver ao menos um acionador em cada um; avisos visuais são necessários em locais barulhentos ou para trabalhadores que usam protetores auriculares; em especial, casas de shows e espetáculos devem ter um sistema visual; para detectores sem fio, é importante garantir a transmissão por ondas sem fio.
  4. É necessário testar o sistema regularmente para garantir sua eficiência.
  5. A manutenção do sistema é importante para mantê-lo funcionando corretamente.

 

Da Redação - Portal Incêndio 

REFERÊNCIA EM INCÊNDIOS NO BRASIL - FIRE HUB

"O Portal incêndio oferece ao público o que há de melhor e mais moderno em segurança prevenção e combate a incêndios, com conteúdo técnico de qualidade. Atualidades, artigos técnicos, reportagens, tecnologia, novidades do setor e normas, entre outros temas para difundir e fomentar o segmento" .

???? ?? Consulte nossa agenda de cursos, clique  ao lado   Aperfeiçoamento Profissional

????Para falar conosco via WhatsApp (11) 9.8545-6499 ou   Clique aqui

Compartilhe este conteúdo: