Português Italian English Spanish

A Diferença entre Resistência à Chama "FR" e Classificação de Arco "AR"

A Diferença entre Resistência à Chama "FR" e Classificação de Arco "AR"


Maria do Carmo Chies
Gerente América Latina, Westex by Milliken

Há um novo acrônimo no mundo dos EPIs que tem causado confusão, tanto entre pessoas novas para o assunto quanto por aquelas que estão familiarizadas com vestimentas resistentes a chama. As letras “AR” representam a Classificação de Arco, (Arc Rated em inglês) e fizeram sua estréia na revisão de 2015 da NFPA 70E. A breve explicação da diferença é que todas as vestimentas com Classificação de Arco “AR” são Resistentes a Chama “FR” (Flame Resistant em inglês), mas nem todas as vestimentas Resistentes a Chama “FR” tem Classificação de Arco “AR”.

Em ambos os casos, o propósito da Vestimenta Antichama é resistir à ignição em conformidade com ensaios dentro da norma ASTM D-6413, também conhecida como Teste de Inflamabilidade Vertical de Chamas. Quando roupas que não possuem tecnologia antichama são inflamadas por um arco elétrico, fogo repentino ou metal fundido, as chamas duram muito mais do que o próprio evento do fogo repentino ou do arco elétrico em si, ocasionando queimaduras profundas sobre uma área extensa da superfície do corpo, além dos danos nas vias aéreas e nos pulmões.

Neste caso, se o resgate não ocorrer rapidamente e o tratamento não for muito especializado, a chance de sobrevivência é mínima.

De forma mais detalhada, a classificação “FR” (Flame Resistant) está relacionada à capacidade da Vestimenta Antichama de extinguir o fogo imediatamente após o evento do arco elétrico ou fogo repentino, reduzindo a superfície total de queimadura da vítima (total body surface area, ou TBSA, em inglês). Enquanto capacidade da Vestimenta Antichama de isolar o usuário do risco térmico, reduzindo ou eliminando qualquer queimadura de segundo ou terceiro grau, mesmo em áreas diretamente impactadas pelo perigo, está relacionada com a Classificação de Arco “AR”. Ou seja, todas as vestimentas com Classificação de Arco “AR” são Resistentes a Chama “FR”.

O padrão oficial de Classificação de Arco “AR”, conhecido como “ASTM 1959”, exige que os tecidos sejam “FR” para se qualificarem para testes. Uma vez que um tecido “FR” se propõe aos testes de aprovação para a Classificação de Arco “AR”, 21 amostras de tecidos são submetidas à um ensaio de Arco Elétrico “AF” (Arc Flash em inglês).

Os sensores medem a transferência de calor através do tecido. A modelagem da curva de Stoll prevê então se uma queimadura de 2º grau vai acontecer, e calcula a energia provável para causá-la através daquele tecido em 50% do tempo. Este número, expresso em calorias por cm2, torna-se então a Classificação de Arco “AR” para esse tecido e qualquer peça de vestimenta feita a partir dele.

Em termos mais simples, a Classificação de Arco “AR” mede o isolamento de tecidos antichama “FR” (Flame Resistant) para Arcos Elétricos “AF”. A Classificação de Arco “AR” pode ser reportada em “ATPV” (em inglês Arc Thermal Performance Value - Valor de Desempenho Térmico do Arco) ou EBT (em inglês Energy Breakopen Threshold - Limite de Quebra de Energia). Este valor é comunicado em um único número e quanto maior, melhor a classificação.

O comitê da NFPA 70E incentiva a especificação de tecidos “AR”, ao invés de tecidos apenas com a classificação “FR”. Vestimentas “AR” em sua maioria tem a sua classificação exibida em uma etiqueta interna e, ocasionalmente, em uma etiqueta externa também. Mais frequentemente, a etiqueta externa terá um número que reflete a Categoria de Risco do EPI de acordo com a NFPA 70E edição de 2015.

Para a classificação “FR”, o padrão de teste é o NFPA 2112, os tecidos passam nesse teste se registrarem queimadura de segundo e terceiro graus em menos de 50% da superfície do corpo durante um evento de fogo repentino com 3 segundos de duração (3 segundos é o limite superior definido de um fogo repentino). Os dados do padrão NFPA 2112 são expressos como uma porcentagem do corpo queimado, ao invés de calorias. Neste caso, quanto menor o número, melhor a performance do tecido evidentemente. 

Certifique-se de especificar e adquirir tecidos ensaiados para seus riscos em laboratórios independentes.

Westex
https://br.westex.com/