Português Italian English Spanish

A importância do teste anual de performance de bomba de incêndio

A importância do teste anual de performance de bomba de incêndio


Estudos de entidades especializadas como a NFPA por exemplo, mostram que sistemas que falharam na hora que ocorreu o incêndio

 A importância do teste anual de performance de bomba de incêndio

Você sabe o que é teste anual de performance de bomba de incêndio e a importância da manutenção preventiva permanente?
Quando entramos em um local que percebemos que tem sistema de proteção contra incêndio como hidrantes e principalmente sprinklers, naturalmente nos sentimos mais seguros.
Essa sensação de estar protegido, caso ocorra um incêndio, pode até influenciar em nossas escolhas de onde queremos estar.
Contudo um fato é muito grave e ocorre com frequência muito, mas muito maior do que se pode imaginar, que é a inoperância dos sistemas instalados.
Estudos de entidades especializadas como a NFPA por exemplo, mostram que sistemas que falharam na hora que ocorreu o incêndio, já estavam fora de operação mesmo antes do sistema ser solicitado (por falta de manutenção) e um tanto mais, mesmo entrando em funcionamento automaticamente, não conseguem se manter e efetivar o trabalho que dele se espera.
Dai que se pode entender o quanto é importante fazer a manutenção e os testes de capacidade efetiva de cada equipamento, para não criar uma falsa sensação de proteção, que pode ser desastroso e provocar perda de vidas.
Descobrir que o equipamento não está funcionando bem só pode ocorrer durante o teste e as manutenções, jamais na hora que o incêndio está acontecendo.
Pense seguro!

Por - Maurilio Batista de Lima Eng° Mecânico, Engº Segurança, MBA-FGV-Gestor Comercial, - Fire Pump/Pump house Expert BombeirosNBR/NFPA/UL-FM