Português Italian English Spanish

As Tecnologias para Combate a Incêndio mais utilizadas na Proteção de Data Centers e Ambientes de Missão Crítica

As Tecnologias para Combate a Incêndio mais utilizadas na Proteção de Data Centers e Ambientes de Missão Crítica


Considerando a necessidade de tecnologias de combate a incêndio inovadoras, econômicas e ecologicamente corretas, apresentamos a seguir as soluções mais utilizadas para a proteção de data centers e ambientes de missão crítica.

As Tecnologias para Combate a Incêndio mais utilizadas na Proteção de Data Centers e Ambientes de Missão Crítica

Conheça as tecnologias para combate a incêndio mais utilizadas na proteção de data centers e ambientes de missão crítica.

O crescimento da demanda por data centers ocorrido no último ano, devido ao aumento do tráfego de dados, destacou a relevância da proteção contra incêndios nos ambientes de missão crítica que contam com uma grande quantidade de materiais inflamáveis e elevadas concentrações de cargas elétricas sujeitas a curtos-circuitos, aquecimentos e faíscas gerando um princípio de incêndio.

É fundamental ter um plano abrangente e rigoroso de prevenção e combate a incêndios, pois o fogo, o calor e a fumaça ameaçam vidas, destroem equipamentos de alto valor agregado, servidores, informações armazenadas e a infraestrutura. A interrupção ou descontinuidade das operações causa prejuízos incalculáveis, além de danos aos equipamentos e à imagem da empresa.

Considerando a necessidade de tecnologias de combate a incêndio inovadoras, econômicas e ecologicamente corretas, apresentamos a seguir as soluções mais utilizadas para a proteção de data centers e ambientes de missão crítica.

Sistemas de Combate a Incêndio por Agentes Limpos

Os sistemas de combate a incêndio por agentes limpos são utilizados mundialmente na proteção de ambientes de missão crítica e caracterizam-se como uma solução ecologicamente correta e segura para as pessoas, equipamentos (mesmo em funcionamento) e patrimônio.

Atualmente os agentes mais utilizados para a supressão de incêndio em data centers são os agentes limpos: HFC-227/ FM-200HFC 125 / FE-25fluido FK 5-1-12, fluído de combate a incêndio 3M®Novec 1230® e IG-541 / Inergen.

Os agentes químicos limpos recebem esse nome por se tratar de gases, criados em laboratórios, livres de agressão ao meio ambiente, a integridade física humana (pois não causam asfixia) e as placas de circuito impresso dos equipamentos elétricos / eletrônicos e além disso, não deixam resíduos no ambiente.

Os agentes limpos extinguem o fogo mais rápido do que a água, não conduzem a eletricidade, são aprovados por agências ambientais internacionais, indicados para projetos que demandem a certificação LEED e regulamentados pela NFPA 2001: Standard on Clean Agent Fire Extinguishing Systems.

A ser descarregados o gás / agente limpo é extremamente volátil e deste modo, não deixa resíduos, não necessitando de limpeza após a descarga, possibilitando a rápida retomada às atividades, minimizando as perdas, danos ou processos de lucro sessaste por conta de um possível sinistro.

Sistema de Sprinklers com Tubulação Seca / Pré-Action

sistema de sprinklers com tubulação seca / pré-action é utilizado em edificações ou ambientes com riscos especiais, os quais requerem um tratamento diferenciado no que se refere ao combate automático do incêndio em virtude dos equipamentos, ativos de alto valor, acervos ou documentos existentes.

O sistema de sprinklers com válvula pré-action obrigatoriamente necessita de um sistema de detecção e alarme de incêndio que realize a automação da abertura da válvula de pré-action liberando a passagem d’água para inundar as tubulações da rede de sprinklers após os detectores de fumaça entrarem em operação, sendo descarregada água na pressão e vazão necessárias no foco do incêndio após o rompimento do bulbo / ampola do bico de sprinklers realizando o controle e combate do incêndio.

Este sistema evita que ocorra o acionamento dos bicos de sprinklers de maneira acidental ou indevidamente, o que poderia causar perdas, danos ou interrupção da operação sem que de fato tivesse ocorrido um incêndio.

Os sistemas de sprinklers tipo pré action podem ser single interlock ou double interlock, ou seja, a rede será inundada apenas com a ativação de um detector de fumaça ou por dois detectores de fumaça, formando o laço cruzado. Isso aumenta a segurança de que o sistema somente entrará em operação se de fato estiver ocorrendo um sinistro, o qual não pode ser extinto de forma manual pela brigada de incêndio.

Pontos de Atenção:

A infraestrutura do sistema de sprinklers é mais complexa em comparação aos sistemas de agentes limpos:

  • O nível de interferências na infraestrutura aérea no interior dos data centers é maior pois cada sprinklers cobre 16 m2, enquanto os difusores de gás cobrem 49 m2.
  • Requer estrutura auxiliar para fixação da tubulação no teto por terem os arranjos distribuídos em forma de espinha de peixe ou grid.
  • Necessita de uma reserva d’água dedicada, o reservatório deve possuir o volume de água exclusivo para o sistema de sprinklers podendo compartilhar com hidrantes apenas e caso a edificação não possua o volume disponível deve ser construído um novo reservatório.
  • Para pressurização da rede é necessário um conjunto de moto bomba, sendo que a casa para abrigar as bombas deve ser construída em lugar seguro em alvenaria com porta corta fogo.
  • A água ao ser descarregada no ambiente, danifica os equipamentos elétricos ou eletrônicos, infra estrutura (elétricas, dados e voz), paredes de dry wall, forro falso, inundando o entre piso, além disso, a água é condutora elétrica e este é outro fator a se tomar cuidado.

Sistema de Water Mist

Ainda pouco utilizado no Brasil, o sistema de water mist vem sendo divulgado nos últimos anos e normalmente implantado em projetos onde o cliente já utiliza o sistema em seus sites no exterior e optou por manter o mesmo padrão mundialmente.

Atualmente é aplicado nos EUA, Europa e Ásia para a proteção contra incêndio de túneis, ambientes industriais, usinas geradoras de energia, museus, salas de arquivos, hotéis, edifícios de alto padrão e cozinhas profissionais.

O sistema produz nanopartículas de água que facilitam o processo de formação de névoa e reduzem a quantidade de água necessária para apagar o incêndio. Consiste na utilização de água pressurizada transportada através de tubos até bicos especiais, que pulverizam a água em forma de névoa no ambiente protegido, causando um processo de resfriamento que reduz a temperatura rapidamente, aumentando a umidade e evitando que o fogo encontre um novo suprimento de oxigênio para realimentar suas chamas.

Capaz de extinguir o fogo rapidamente, minimizando os danos materiais causados pela água. Além disso, pode ser aplicado em ambientes com equipamentos, obras de arte ou mobiliário.

É um sistema hidráulico de combate a incêndio com excelente custo-benefício pois representa uma economia de 60% a 80% em comparação com outros sistemas que utilizam água para extinção do fogo como os sistemas de sprinklers ou hidrantes, pois demanda um volume menor de água e menos investimento em infraestrutura em relação ao sistema de sprinklers.

Conclusão

Cada um dos sistemas acima descritos possui pontos positivos e fatores de atenção. É fundamental que os sistemas contra incêndio sejam projetados e instalados por empresas especializadas em engenharia de incêndio e que possuam além de experiência, conhecimento técnico, treinamento e os softwares de cálculo hidráulico para o dimensionamento da infraestrutura.

No caso da SMH SISTEMAS, empresa com 28 anos de atuação no mercado nacional, na definição da solução mais adequada para cada empresa, são considerados as características estruturais, equipamentos que serão abrigados, tipo de ar-condicionado e riscos a serem combatidos, além das premissas do cliente. Na sequência é realizada a análise de riscos, estudos de viabilidade técnica e elaboração dos projetos executivos em conformidade com as normas vigentes: nacionais ABNT/ NBR’s e internacional NFPA 2001.

Para a completa proteção do ambiente nossos projetos executivos abrangem os sistemas preventivos, sistemas fixos de combate a incêndio e a proteção passiva.

A partir do projeto desenvolvido pela equipe de engenharia, fornecemos os equipamentos certificados, realizamos a instalação dos equipamentos, manutenção preventiva, corretiva e assistência e possuímos uma estação de recarga de gases que atende às especificações de normas nacionais e internacionais com estoque de gases para o pronto atendimento às demandas do mercado brasileiro.

Fonte : SMH Sistemas 

  Veja Mais
Exibindo de 1 a 4 resultados (total: 135)