Português Italian English Spanish

Como anda a Segurança Contra Incêndio no seu condomínio?

Como anda a Segurança Contra Incêndio no seu condomínio?


AVCB; AVCB para condomínios

Como anda a Segurança  Contra Incêndio no seu condomínio? 

Existem regras e regulamentos que um síndico deve seguir, com a finalidade de garantir a segurança dos moradores.

A responsabilidade da proteção no condomínio pertence ao proprietário do imóvel e/ou ao responsável por ele.

Pensando nisso, elaborei esse artigo com o intuito de ajudar o síndico a prevenir incêndios no condomínio, bem como gerar mais segurança e confiança para todos os moradores.

O que é o AVCB?

O AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é o documento que garante que um local fechado está de acordo com as normas de segurança contra incêndios e pânico. Portanto, estar de posse desse documento, isto é, em dia, significa que o condomínio está "teoricamente" seguro.

Para obtenção do AVCB, se faz necessário reunir os seguintes documentos e Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs):

1) Atestado de que o condomínio possui extintores, sinalização de emergência, hidrantes, portas corta-fogo devidamente instalados e dentro do prazo de validade;

2) ART das instalações de gás: conferência de que não há nenhum vazamento na tubulação. A revisão da central de gás deve ser feita anualmente, enquanto que a dos ramais deve ocorrer a cada três anos;

3) ART de para-raios: o ofício atesta que o condomínio está seguro contra descargas elétricas. Este deve estar assinado por um engenheiro eletricista, juntamente com o laudo da empresa contratada atestando que a edificação está de acordo com as normas ABNT. A medição ôhmica deve ser feita de seis em seis meses, a qual comprova a resistência do aterramento do para-raios;

4) Atestado de que o gerador do condomínio funciona adequadamente;

5) Laudo elétrico que comprove que as instalações não apresentam problema algum;

6) E por ultimo, um atestado de brigada de incêndio. Ou seja, todo condomínio precisa ter um grupo de moradores capacitado para agir em caso de fogo e controlar os estragos até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Para realização de todo procedimento do AVCB e garantir a segurança contra incêndios no condomínio, é necessário elaborar um projeto de segurança contra incêndios e encaminhá-lo para o Corpo de Bombeiros da sua cidade e/ou município. Lembrando que ele só se encerra, após a vistoria do bombeiro na edificação.

Como sugestão, recomendo procurar empresas especializadas, de preferencia, que ajudam os condomínios com a regularização do referido documento.

Vale ressaltar que, caso ocorra um acidente e o condomínio não esteja com o AVCB em dia, infelizmente não haverá ressarcimento por parte da companhia de seguro.

Por Flávio Pires – Gestor comercial da Skyfire São Paulo