Português (Brasil)

Como posso saber se os Alarmes de Incêndio que uso são Confiáveis !

Como posso saber se os Alarmes de Incêndio que uso são Confiáveis !

Compartilhe este conteúdo:

Como posso saber se os Alarmes de Incêndio que uso são Confiáveis

Por Eduardo Villa Fuerte

Sobre a importância do Sistema de Proteção contra Incêndios nos Data Centers, afirma que o principal objetivo de um sistema de proteção contra incêndios, além de salvar vidas, é ser confiável, ou seja, ter a máxima probabilidade de operar corretamente no momento da detecção do fogo e no menor tempo possível.

O sistema também deve ser eficaz, conseguindo notificar e extinguir o fogo com o menor impacto. Infelizmente, a causa mais comum associada aos danos causados por um incêndio é porque os sistemas de proteção contra incêndio foram mal projetados, fora de serviço ou porque estão em condições operacionais parciais.

É por isso que as inspeções periódicas, bem como a manutenção preventiva, são de grande importância, uma vez que seu objetivo é manter as instalações sempre operacionais e prontas para uso a qualquer momento. No entanto, para muitas empresas a implementação de um sistema de combate a incêndios pode não ser uma de suas primeiras prioridades, mas o que eles não sabem é que implementar um sistema que atenda aos requisitos mínimos exigidos pela NFPA e ao padrão técnico de sua organização poderá salvar funcionários e seus negócios de uma ameaça de incêndio.

 

Existem atualmente vários padrões que exigem requisitos mínimos para proteção contra incêndio, sendo capazes de destacar duas áreas:

Passiva. Ela representa todas as medidas construtivas que permitem que uma estrutura resista, previna ou atrase a propagação de um incêndio durante um certo tempo, e finalmente facilite sua extinção.

Ativo É o conjunto de meios, equipamentos e sistemas instalados para alertar o fogo e evitar que ele se espalhe e atue nele por meio de intervenção automática ou humana.

Mas como podemos saber se o sistema de fogo que temos é confiável?

Lembre-se que um sistema de incêndio é aquele que inclui logística e planejamento, deve ter equipamento adequado, sinais e rotas previamente desenhados e devidamente colocados para fornecer informações sobre o que fazer para prevenir, durante ou no final de um incêndio.

Portanto, para ter certeza de que nosso sistema de incêndio é confiável, devemos analisá-lo de acordo com as seguintes condições:

Diretrizes iniciais de teste O sistema de alarme contra incêndio pode ser comprometido a qualquer momento, seja durante a instalação ou posteriormente.

Os testes do sistema que são executados quando o sistema é instalado pela primeira vez confirmarão se a instalação cumpriu ou não todos os requisitos determinados no NFPA 72, assim como qualquer outro código padrão e relacionado, dependendo do país de origem.

Este teste inicial também deve provar que o sistema de incêndio está funcionando corretamente. Após os testes, o engenheiro deve enviar ao proprietário ou ao gerente do edifício um relatório explicando o tipo de teste que foi realizado, se o sistema foi aprovado ou não e que tipo de melhoria é necessário se forem necessárias melhorias no sistema. Feito para garantir a conformidade. Os protocolos deste teste devem ser mantidos seguros e à mão, se necessário.

Conexões de alarme de incêndio A instalação elétrica de sistemas de alarme de incêndio é de grande importância para a confiabilidade geral de qualquer sistema de alarme de incêndio, um sistema de alarme de incêndio não pode funcionar corretamente se uma instalação elétrica correta não tiver sido executada do mesmo.

Um procedimento de projeto apropriado pode ter sido executado, selecione as unidades de controle do sistema de alarme de incêndio, dispositivos de iniciação e notificação de fabricantes reconhecidos.

Mas se você não instalar corretamente os cabos que conectam os componentes do sistema, você não pode confiar no sistema de alarme de incêndio para funcionar corretamente, é simples assim. O NFPA 70, National ElectricalCode, contém os requisitos para conseguir uma instalação elétrica adequada do sistema de alarme de incêndio, oferecer segurança contra a possibilidade de eletrocussão comoresultado de uma má conexão elétrica e ajudar a impedir que a instalação elétrica seja responsável por A partir de um incêndio NFPA 72, Código Nacional de Alarme de Incêndio, designa um estilo de classe e desempenho para cada tipo de circuito.

A Tabela 3-5  refere-se aos circuitos dos dispositivos de iniciação, Tabela3-6. para os circuitos de linha de sinalização e a Tabela 3-7 para os circuitos de artefatos de notificação. Comissionamento ou comissionamento do sistema Comissionamento e teste integrado de sistemas de incêndio é um benefício geral para projetos, com sua abordagem ajudará a validar o projeto planejado do sistema, critérios de desempenho, instalação e operação adequado destes sistemas.

NFPA 3: “Norma para Comissionamento de Sistemas de Proteção contra Incêndio e Segurança da Vida” (Prática recomendada sobre dimensionamento e prova de integração de sistemas de proteção contra incêndio e de segurança humana); Este documento destina-se a garantir que os sistemas de proteção contra incêndio e segurança pessoal funcionem de acordo com a intenção do projeto. Embora o documento tenha sido publicado desde 2012, muitas pessoas não sabem sobre sua existência ou não o compreendem completamente.

No caso de um sistema de incêndio, este comissionamento refere-se ao procedimento sob o qual se verifica que ele cumpre os padrões de proteção contra incêndio em todas as suas fases, desde sua concepção, passando pelo projeto e instalação, até comissionamento; e que no final do projeto o sistema seja eficaz e funcional. Em outras palavras, o comissionamento é um processo sistemático sob o qual é assegurado, verificado e documentado que os requisitos de segurança contra incêndio são executados corretamente durante a concepção, projeto, instalação e partida do projeto.

Este processo também busca a identificação e resolução de erros e / ou falhas durante o processo de aquisição e instalação. Inspeções Periódicas A inspeção é um exame visual dos sistemas de Proteção contra Incêndio para verificar se estão em condições adequadas de operação e livres de danos físicos. A inspeção deve ser realizada com um tour de todas as instalações protegidas. Os formulários de inspeção semanais / mensais devem ser usados de acordo com o NFPA 72. Todos os diagramas originais do sistema devem ser revisados para determinar onde todos os equipamentos instalados estão localizados, esses documentos devem ser facilmente acessíveis. A NFPA 72 refere-se àqueles que realizam inspeções periódicas: 3.3.177.1

Inspeção de pessoal. Pessoas que realizam o exame visual de um sistema ou parte dele, a fim de verificar se ele parece estar em condições operacionais, no lugar certo e livre de danos físicos ou condições que afetam a operação. Manutenção preventiva A manutenção é uma operação necessária para manter os dispositivos do sistema de proteção contra incêndio operacionais. Vários fatores podem afetar a eficácia do sistema e afetar sua capacidade de funcionar em um nível ideal, a melhor maneira de confirmar se o sistema funciona corretamente é testá-lo.

A NFPA 72 refere-se àqueles que realizam a manutenção preventiva: 3.3.177.2 Pessoal do serviço de manutenção. Pessoas que executam esses procedimentos, ajustes, substituição de componentes, programação e manutenção do sistema, conforme descrito nas instruções de manutenção do fabricante, e que podem afetar qualquer um dos aspectos do desempenho do sistema. 3.3.177.3 Pessoal encarregado dos testes.

Pessoas que executam os procedimentos que são aplicados para determinar o estado esperado de um sistema, realizando testes de aceitação, re-aceitação ou verificações físicas periódicas dos sistemas. Falar sobre os tipos de manutenção que devem ser executados dependendo de cada sistema é um tópico bastante amplo; A NFPA possui padrões para inspecionar, testar e manter sistemas de proteção contra incêndio.

Esses padrões e códigos incluem a frequência com que os testes devem ser realizados e as etapas que um inspetor deve seguir para garantir que tudo funcione conforme o esperado. Neste ponto, quero recomendar um livro muito interessante: SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO -  MANUTENÇÃO DE INSPEÇÕES, TESTES E MANUTENÇÃO por Wayne  G.Carson, P.E. eRichard L.Klinker, P.E. Muitas vezes o pessoal especializado realiza a manutenção e os testes de acordo com os protocolos recomendados pela NFPA, mas o proprietário do edifício ou a equipe de manutenção não estão envolvidos; eles nãoestão cientes de que quando ocorre uma falha ou um sinal de alarme, eles devem ser os primeiros a reagir.

Treinamento do pessoal O treinamento adequado garantirá que os ocupantes não corram riscos que possam aumentar o perigo para eles mesmos ou para os outros no prédio. Tentar abafar um com ato antes que ele se torne um incêndio declarado não será nada fácil sem o treinamento adequado no uso do extintor de incêndio portátil. Com o tipo certo de treinamento, os membros da equipe compreenderão quando usar uma estação manual na presença de incêndio, extintores de incêndio e outros sistemas de segurança para manter o fogo sob controle durante a evacuação.

O teste durante a manutenção preventiva pelos gerentes de edifícios é vital para a proteção adequada contra incêndios. Finalmente, os sistemas de incêndio são projetados para durar por muitos anos, mas isso não significa que eles não precisem de atenção. Tomando as medidas necessárias para garantir que o seu sistema seja inspecionado regularmente e os reparos necessários sejam atendidos, mantém seu sistema nas melhores condições.

A segurança contra incêndios envolve mais do que instalar alarmes,sprinklers e manter os extintores de incêndio carregados e prontos para uso. Há também a necessidade de assegurar que cada membro da equipe saiba como fazer o melhor uso possível dos sistemas de incêndio. Uma combinação de informação e treinamento tornará nosso sistema de fogo confiável.

Compartilhe este conteúdo: