Bombeiros trabalham no resgate das vítimas soterradas na Gruta Duas Bocas em Altinópolis, SP — Foto: Divulgação
Um desmoronamento em uma gruta na zona rural de Altinópolis (SP) deixou pelo menos 15 pessoas soterradas na madrugada deste domingo (31), segundo o Corpo de Bombeiros.
O acidente aconteceu em um local conhecido como Gruta Duas Bocas, que fica em uma propriedade particular.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 26 bombeiros civis faziam um treinamento no interior da gruta quando o teto da caverna desmoronou, deixando parte do grupo retido.
Em uma atualização feita às 9h45, o Corpo de Bombeiros informou que a primeira vítima foi retirada com vida. O local, de acordo com a corporação, está colapsado e há risco de novos desmoronamentos. Foi preciso escorar a área para que o trabalho de resgate seja feito de forma segura.
Treinamento começou no sábado
Uma das vítimas é a bombeiro civil Jenifer Caroline da Silva. A irmã dela, Daiane Stephanie, disse que a jovem, de 25 anos, faz parte do grupo Bombeiros Unidos Sem Fronteiras de Batatais (SP).
O treinamento na gruta Duas Bocas começou na tarde de sábado (30). Segundo Daiane, atividades no local são uma prática comum do grupo para trabalhar técnicas de resgate.
Na manhã deste domingo, ela esteve com a família no local do acidente e afirmou que os bombeiros têm dificuldades de acesso por causa da chuva e da lama.
O helicóptero Águia, da Polícia Militar, auxilia no transporte de bombeiros e socorristas até a gruta por causa do difícil acesso.
A Prefeitura de Altinópolis informou que equipes da Polícia Militar e da própria prefeitura estão no local para ajudar no resgate.
Bombeiros trabalham no resgate das vítimas soterradas em gruta em Altinópolis, SP — Foto: Divulgação
As informações foram publicadas no Twitter dos Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP).
O acidente ocorreu na madrugada durante um treinamento com 26 bombeiros civis, integrantes da escola Real Life. As vítimas estavam dentro da caverna e pelo menos 15 permanecem soterradas. Três pessoas foram retiradas com fraturas e hiportemias.
O PMESP afirma já ter empenhado 4 viaturas e 15 bombeiros com apoio do SAMU e policiamento no atendimento.