Português Italian English Spanish

Incêndio causado por falta de aterramento em contêiner IBC com inflamáveis.

Incêndio causado por falta de aterramento em contêiner IBC com inflamáveis.


Contêiner intermediário para produtos a granel “IBC”, em inglês “Intermediate Bulk Container”, são genericamente embalagens portáteis, rígidas, semi-rígidas ou flexíveis, largamente utilizados nas indústrias.

 

O "IBC COMPOSTO”, do tipo utilizado na sequência de fotos acima, são estruturalmente constituído de uma armação metálicas rígida, envolvendo um recipiente interno de plástico. Este se popularizou como uma alternativa barata e prática como meio de armazenagem para produtos a granel, e esta cada vez mais, fazendo as vezes de tanques de armazenagem em áreas de processo, fugindo à finalidade para a qual foi projetado e é aprovado.

Hoje em dia é comum encontrarmos estes “IBCs” sendo utilizados para armazenagem de líquidos inflamáveis, e até mesmo como mini posto de abastecimento de combustível para veículos, em unidades “IBCs” que incorporam uma bomba elétrica, marcador de consumo e uma mangueira de abastecimento.

É importante ressaltar que nem todo contêiner "IBC COMPOSTO" possui efetivo sistema de aterramento. Não basta conectar um cabo com garra jacaré a grade metálica do mesmos, como já encontramos durante muitas inspeções de risco representado seguradoras.

Existem Contêineres "IBCs COMPOSTOS” especialmente construídos e dotado de um dispositivo de aterramento, o qual garante o abastecimento e transvase de produtos líquidos inflamáveis, sem o risco de acumular cargas estáticas durante a movimentação dos fluídos, ou seja, "Eliminam o Risco de Incêndio e Explosão".

Mas atenção! Como estes "IBCs" custam em média 40% mais caros que um “IBC COMPOSTO” convencional, raramente eles são utilizados para tal, uma vez que, quem procede de forma improvisada, o faz única e exclusivamente visando minimizar custos, ou seja, gastar menos na operação sem levar em conta a segurança.

O resultado está claro na sequência das fotos acima: Transvase de líquido inflamável, formação de cargas estáticas, centelhamento, ignição dos vapores, resultado em ignição seguida de explosão.

Quando encontrar uma situação como esta, fique esperto, há um potencial elevadíssimo de para a ocorrência de incêndios e explosão, ainda mais que nestas situação, não há preocupação em meios de contenção de vazamento. Na dúvida sempre consulte as normas pertinentes.

Por - Adalberto Dalindo -Consultor de Riscos & Seguros