Incêndio em abrigo de Recife deixa mortos e feridos
Crianças e jovens que também são atendidos pelo abrigo vão ser transferidos para outras entidades. Por meio de nota, o Tribunal de Justiça de Pernambuco informou que "fará tudo que estiver ao seu alcance para amenizar os sofrimentos das vítimas dessa tragédia no Lar Paulo de Tarso".
Instituição para jovens em situação de risco social sofre incêndio em Recife, deixando quatro mortos, sendo três crianças e um adulto. O Lar Paulo de Tarso, localizado na Zona Sul da cidade, recebe crianças e adolescentes encaminhadas pelos conselhos tutelares e Juizado da Infância e Juventude. Quinze pessoas ficaram feridas, sendo que oito foram atendidas no Hospital da Restauração e cinco no Hospital Geral de Areias. Duas crianças em estado mais grave foram encaminhadas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o Hospital da Restauração. Onze equipes dos bombeiros foram acionadas para controlar as chamas e nove viaturas do Samu foram ao local. O fogo foi totalmente controlado por volta das 6h da manhã e o Instituto de Criminalística (IC) esteve no local para fazer a perícia sobre as causas do incêndio, que ainda não foram informadas. Moradores da região afirmaram que o incêndio foi uma situação terrível e de muita gritaria. O lar funciona há mais de dez anos e abriga crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Local do incêndio
Segundo o site oficial, a organização não-governamental (ONG) recebe crianças e adolescentes encaminhadas pelos conselhos tutelares e Juizado da Infância e Juventude.
Eles ficam lá até conseguir retornar para a família de origem. Quando essa possibilidade é esgotada, são encaminhadas para famílias substitutas, por meio de guarda, tutela ou adoção. Na instituição, há programas de educação e acolhimento dos jovens.
Crianças e jovens que também são atendidos pelo abrigo vão ser transferidos para outras entidades. Por meio de nota, o Tribunal de Justiça de Pernambuco informou que "fará tudo que estiver ao seu alcance para amenizar os sofrimentos das vítimas dessa tragédia no Lar Paulo de Tarso".
O TJPE disse que vai fazer uma campanha para doação de alimentos, remédios, roupas, brinquedos e material de construção.
Também prestará apoio psicológico às vítimas e ajudará na retirada da segunda via de documentos.
Por meio de nota, a governadora Raquel Lyra (PSDB) afirmou que Pernambuco "está de luto com o que aconteceu nesta madrugada no Recife, no Instituto de Caridade Lar Paulo de Tarso".
"Deixo a minha solidariedade às famílias das vítimas neste momento de muita dor", afirmou.
Por volta das 6h, a corporação informou que o fogo estava totalmente controlado.
O supervisor de Operações dos Bombeiros Lamartine Melo, que "O fogo atingiu, principalmente, a sala e o terraço.
Os quartos não foram atingidos pelo fogo, mas, sim, pela fumaça extremamente tóxica", declarou. Perícia O Instituto de Criminalística (IC) esteve no Lar Paulo de Tarso.
A perita criminal Magda Pedrosa informou que não foi possível fazer a perícia sobre as causas do incêndio. Segundo ela, o local ainda estava muito aquecido no início da manhã desta sexta.
Ela também disse que há uma preocupação com a estrutura do imóvel. Rachaduras podem surgir quando acontecer o esfriamento da estrutura. "Então, é preciso aguardar algumas horas para realizar essa perícia. Fomos ao local apenas para periciar os corpos. A perícia do incêndio será realizada ainda hojeParte inferior do formulário
Da Redação