Português Italian English Spanish

Inspeção dos hidrantes. Saiba como é feita, e qual é a importância dessa vistoria.

Inspeção dos hidrantes. Saiba como é feita, e qual é a importância dessa vistoria.


As vistorias periódicas, que são realizadas obrigatoriamente nos equipamentos de prevenção e combate às chamas em todas as edificações, devem levar em conta a funcionalidade e a durabilidade dos hidrantes a fim de garantir que a água seja utilizada como forma de evitar que o fogo se alastre.

Inspeção dos hidrantes: por que é importante fazer?

 

Inspeção dos hidrantes

Hidrantes de solo são de utilização exclusiva do Corpo de Bombeiros. Foto: Pixabay

Todo projeto de segurança contra incêndio conta com diferentes equipamentos e dispositivos que são dispostos na edificação de acordo com o plano de prevenção e combate às chamas. No entanto, mais que projetar e adquirir os itens, é essencial que eles estejam sempre em pleno estado de funcionamento. Afinal, nunca se sabe quando uma emergência vai acontecer. Para isso, é preciso realizar manutenções preventivas e elas devem ser feitas por uma equipe profissional, já que pequenos detalhes podem passar despercebidos aos olhos de pessoas que não são devidamente treinadas para o serviço.

Entre as verificações que devem ser feitas de tempos em tempos no sistema de segurança contra incêndio, é indispensável que seja feita a inspeção dos hidrantes. Saiba como é feita e qual é a importância dessa vistoria.

Como é feita a inspeção dos hidrantes?

Inspeção dos hidrantes

Inspecionar equipamentos de prevenção e combate é essencial. Foto: Pixabay

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a manutenção preventiva em sistemas de prevenção e combate a incêndios não pode ser feita por qualquer pessoa. Isso porque alguns componentes merecem atenção especial, já que um amassado aparentemente sem importância pode prejudicar todo o funcionamento do sistema. Por isso, para que a inspeção dos hidrantes seja eficiente, é essencial contratar profissionais devidamente qualificados para a prestação desse tipo de serviço.

Itens como engates, válvulas, registros, braçadeiras, tomadas, sinalizações, bombas e conexões devem ser inspecionados cuidadosamente pela equipe responsável pela vistoria. Além disso, o acionamento, a pressão e a vazão da água também precisam ser verificados. A propósito, um documento que pode ser exigido quando for solicitada a renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é o laudo de vazão de hidrante, além do relatório de comissionamento e de inspeção periódica. Em alguns casos, no entanto, esse documento serve apenas para controle interno de segurança, o que não diminui sua importância.

Outro equipamento que é de extrema importância para a segurança da edificação é a mangueira do hidrante. Para atestar a eficiência das mangueiras, os profissionais aplicam o teste hidrostático por meio da utilização de aparelhos especificamente desenvolvidos para esse fim. O objetivo é garantir que as mangueiras funcionem adequadamente caso seja necessário utilizá-las.

Por que é importante realizar esse tipo de vistoria?

 

Em diferentes tipos de edificação, os hidrantes são uma parte importante do sistema de prevenção e combate a incêndios. Indústrias, shopping centers, escolas, hospitais e edifícios residenciais ou comerciais, dependendo das características, são construções que podem contar com esses equipamentos. Em muitos casos, os hidrantes instalados nesses locais são de parede e podem ser operados por funcionários fixos, moradores ou brigadistas treinados sem grandes dificuldades até a chegada do Corpo de Bombeiros. Já os equipamentos de solo servem para colaborar com o trabalho da corporação.

As vistorias periódicas, que são realizadas obrigatoriamente nos equipamentos de prevenção e combate às chamas em todas as edificações, devem levar em conta a funcionalidade e a durabilidade dos hidrantes a fim de garantir que a água seja utilizada como forma de evitar que o fogo se alastre. Realizar a inspeção dos hidrantes é indispensável, portanto, para garantir que, caso ocorra uma emergência, esses equipamentos possam servir para proteger o patrimônio, a estrutura predial e principalmente a vida das pessoas que circulam por esses ambientes.

Para que a inspeção dos hidrantes seja realmente efetiva e cumpra seu papel, entre em contato com uma empresa especializada em segurança contra incêndio. A WHL Engenharia conta com profissionais qualificados para a realização desse e de outros serviços, garantindo o cumprimento de normas e legislações vigentes.

  Veja Mais
Exibindo de 1 a 4 resultados (total: 114)