Português (Brasil)

Labelo se Torna o Primeiro Laboratório Brasileiro Aprovado para Ensaios de Equipamentos "Ex" no Brasil e recebe Aprovação Internacional do IECEx.

Labelo se Torna o Primeiro Laboratório Brasileiro Aprovado para Ensaios de Equipamentos "Ex" no Brasil e recebe Aprovação Internacional do IECEx.

Compartilhe este conteúdo:

Aprovação internacional do LABELO pelo IECEx - Laboratório de Ensaios de equipamentos para atmosferas explosivas

LABELO se torna o primeiro Laboratório de Ensaios de Equipamentos "Ex" no Brasil a receber aprovação internacional do IECEx.

Foi internacionalmente aprovado pelo IECEx, em 05/2019 o Laboratório Brasileiro LABELO - Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica.

 

LABELO é um laboratório de ensaios localizado na PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Porto Alegre / RS. O Laboratório “Ex” do LABELO é acreditado de acordo com a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 - Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.

 

O LABELO foi aprovado pelo IECEx para a execução de ensaios em equipamentos com tipos de proteção “Ex” com base na avaliação nas seguintes normas técnicas internacionais da IEC ou respectivas normas técnicas brasileiras adotadas idênticas:

  • ABNT NBR IEC 60079-0: Atmosferas explosivas – Parte 0: Equipamentos – Requisitos gerais
  • ABNT NBR IEC 60079-1: Atmosferas explosivas – Parte 1: Proteção de equipamento por invólucro à prova de explosão “d”
  • ABNT NBR IEC 60079-5: Atmosferas explosivas – Parte 5: Imersão em areia “q”
  • ABNT NBR IEC 60079-6: Atmosferas explosivas – Parte 6: Proteção de equipamento por imersão em líquido “o”
  • ABNT NBR IEC 60079-7: Atmosferas explosivas – Parte 7: Proteção de equipamentos por segurança aumentada “e”
  • ABNT NBR IEC 60079-11: Atmosferas explosivas – Parte 11: Proteção de equipamento por segurança intrínseca “i”
  • ABNT NBR IEC 60079-15: Atmosferas explosivas – Parte 15: Proteção de equipamento por tipo de proteção “n”
  • ABNT NBR IEC 60079-18: Atmosferas explosivas – Parte 18: Proteção de equipamento por encapsulamento “m”

 

 

O LABELO efetua ensaios em equipamentos “Ex” desde 2003, obtendo suporte tecnológico que permitiu a ampliação do escopo de atuação do Laboratório “Ex” com base em treinamentos realizados por técnicos da equipe em laboratórios do PTB (Physikalisch-Technische Bundesanstalt) em Braunschweig, na Alemanha, e da UL (Underwriters Laboratories), em Northbrook / Chicago, nos Estados Unidos.

O LABELO foi avaliado e aprovado no âmbito internacional do IECEx para atuar como Ex ATF (Additional Testing Facility) junto à UL, que é um Organismo de Certificação (ExCB) reconhecido pelo IECEx para a certificação de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”, certificação de empresas de prestação de serviços de reparo e recuperação “Ex” e certificação de competências pessoais “Ex”.

A avaliação e auditoria do IECEx foi realizada no LABELO nos dias 29 e 30/11/2018, por auditor indicado pelo IECEx, sendo o respectivo relatório submetido para análise, comentários e votação por parte de todos os 33 países participantes.

Dentre outras atividades realizadas durante a auditoria foram testemunhados os procedimentos de ensaios para elevação de temperatura em luminária “Ex” (IEC 60079-0), determinação da pressão de referência para mistura do Grupo IIC (IEC 60079-1), ensaio de propagação de chama em invólucro à prova de explosão - Ex “d” (IEC 60079-1), ensaios de curto-circuito em bateria de alta capacidade (IEC 60079-11) e ensaio de grau de proteção contra ingresso de poeira (IEC 60079-31).

Foi também verificado durante a avaliação executada pelo IECEx que o LABELO realizou, no período entre 2015 a 2018, mais de 200 ensaios de equipamentos “Ex” envolvendo requisitos para diversos tipos de proteção “Ex”, incluindo os tipos de proteção Ex “d”, Ex “e”, Ex “i”, Ex “m” e Ex “n”.

Foi verificado também que o LABELO tem participado dos ensaios de proficiênciaorganizados pelo PTB da Alemanha nos anos de 2010 e 2013. Nestes ensaios são analisados os resultados de ensaios padronizados executados por dezenas de laboratórios em todo o mundo, tendo como base “kits” de ensaio “padrão” e a utilização padronizada das Normas Técnicas internacionais aplicáveis da Série IEC 60079, de forma a verificar os desvios dos resultados e atuar na correção de suas causas básicas, visando a uniformização internacional dos resultados dos ensaios “Ex” entre os diversos laboratórios de ensaios "Ex".

Com esta aprovação o LABELO se torna o primeiro Laboratório de Ensaio de equipamentos “Ex” brasileiro a ser avaliado e aprovado para operar no âmbito internacional do IECEx. O LABELO se torna desta forma apto a executar ensaios de equipamentos com tipos de proteção “Ex” no Brasil, cujos resultados irão compor o respectivo ExTR (Testing Report), o qual, por sua vez, irá embasar o Certificado de Conformidade (ExCoC) no âmbito internacional do IECEx.

O Brasil é um país membro do IECEx desde 2009, sendo representado pelo COBEI (Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações) como país participante (Member Body). O Brasil possui também um Organismo de Certificação “Ex” brasileiro (ExCB) aprovado pelo IECEx desde 2011 (NCC Certificações do Brasil) no sistema internacional de certificação de equipamentos “Ex”. Em 2016 foi também aprovado pelo IECEx outro Organismo de Certificação “Ex” brasileiro (UL do Brasil), nos sistemas internacionais de certificação de equipamentos “Ex” e de competências pessoais “Ex”.

O Brasil é um país membro do IECEx desde 2009, sendo representado pelo COBEI (Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações) como país participante (Member Body).

O Brasil possui um Organismo de Certificação “Ex” brasileiro (ExCB) aprovado pelo IECEx desde 2011 (NCC Certificações do Brasil) no sistema internacional de certificação de equipamentos “Ex”. Em 2016 a NCC Certificações do Brasil foi também aprovada no IECEx para o Sistema internacional de Certificação de Empresas de Serviços “Ex”. Em 2016 foi aprovado pelo IECEx outro Organismo de Certificação “Ex” brasileiro (UL do Brasil), nos sistemas internacionais de certificação de equipamentos “Ex” e de competências pessoais “Ex”. No presente momento, em 2019 o LABELO é aprovado pelo IECEx como Laboratório de Ensaio de equipamentos “Ex” (ATF – Additional Testing Facility).

No alt text provided for this image

A obtenção de certificação internacional IECEx pode ser atualmente considerada como uma boa prática adotada por vários fabricantes de equipamentos elétricos, eletrônicos, de automação, telecomunicações e mecânicos “Ex” que pretendem também exportar e comercializar seus produtos em diversos países do mundo, dentro do atual mercado internacional.

Dentre as principais vantagens da obtenção da certificação internacional pelo IECEx estão a não necessidade de repetição, nos diversos países onde são requeridas certificações “locais”, dos diversos e complexos ensaios laboratoriais dos equipamentos “Ex” que já tenham sido realizados por outros Laboratórios de Ensaios “Ex” aprovados pelo IECEx.

De acordo com o sistema “on-line” de certificação do IECEx, até 05/2019 haviam sido emitidos, dentro do sistema internacional IECEx, para fabricantes de equipamentos “Ex” brasileiros ou com instalações ou sediados no Brasil, um total de 106 ExTR (Relatório de Ensaios “Ex”) e 108 ExCoC (Certificado para Equipamentos “Ex”).

Maiores informações sobre a apresentação, histórico e áreas de atuação do Laboratório “Ex” do LABELO podem ser encontradas no seguinte endereço: http://www.pucrs.br/labelo/laboratorios/atmosferas-explosivas/laboratorio-de-equipamentos-para-areas-classificadas/

Compartilhe este conteúdo: