Português Italian English Spanish

O LEGADO DOS NOVE!


BOMBEIROS(AS) CIVIS VOLUNTÁRIOS que de coração transformavam seu tempo livre em uma missão. A MISSÃO SIMPLES DE AJUDAR ALGUÉM.

 

*“O LEGADO DOS NOVE!”*

Todos esses homens e mulheres possuíam seus valores, seus sonhos, seus ideais, sua maneira de entender o espaço social em que viviam.

Por essa razão se comprometiam a fazer o que muitos sequer tem coragem. Arriscarem-se a salvar vidas. BOMBEIROS(AS) CIVIS VOLUNTÁRIOS que de coração transformavam seu tempo livre em uma missão. A MISSÃO SIMPLES DE AJUDAR ALGUÉM, um desconhecido, um animal, um idoso, uma criança, uma empresa, uma comunidade.

Todos esses nove, sem exceção tinham dentro de seus corpos uma joia raríssima de se encontrar atualmente, uma joia que nós dentro de nossas organizações de Bombeiros, denominamos “CORAÇÃO DE BOMBEIRO”.

De ontem para hoje passamos a ver nas mídias sociais muitos especialistas em resgate em cavernas realizando suas postagens, com vários intuitos. Alguns até bem vindos, outros, entretanto sem nenhum fundamento, conhecimento de causa, empatia pelo momento ou interesse pelo bem da classe profissional, pessoas apenas querendo mostrar que são melhores que outras, apontando dedo ou fazendo especulações que não lhe cabem.

Queremos deixar claro aqui que o LEGADO DESSES NOVE BOMBEIROS(AS) continuaram. Que o que sonhavam conosco será realizado, que aquilo pelo o que lutavam será a luta de todos os nossos membros da BUSF e acredito que muitos BOMBEIROS E BOMBEIRAS CIVIS, VOLUNTÁRIOS, MUNICIPAIS, ESTADUAIS, MILITARES seja lá que denominação queiram colocar após a palavra BOMBEIRO.

Nós da BUSF nunca diferenciamos, para todos nós basta a penas a palavra BOMBEIRO.

Nada, ninguém ou nenhum pseudo-especialista, seja de que organização for, pública ou privada manchará a dignidade a hombridade o destemor, a coragem, a garra a perseverança, os dias de estudo e treinamento desses NOVE BOMBEIROS, faremos o que for preciso contra esses que se julgam melhores que os NOVE QUE PERDEMOS.

Agradecemos a todos os membros da BUSF que se deslocaram a Altinópolis – SP para colaborar no resgate de nossos IRMÃOS DE FARDA, para atenção que conseguimos dar aos familiares, agradecemos a todos que conosco estão sofrendo a perda desses 9 BOMBEIROS, agradecemos a todas as mensagens de conforto que tem nos chegado dos mais distantes países em que temos representações e daqueles que não.

Hoje ouvimos pessoas dizendo que esse tipo de treinamento que realizavam não era da competência ade BOMBEIROS CIVIS. Eu digo: Não só esse, mas como muitos outros mais arriscados ainda são sim da alçada de quaisquer BOMBEIROS, pois apesar de quererem dizer as nossas competências, a legislação já é muito clara em nos dizer isso. E aqui nos colocamos o direito de apresentar a definição de BOMBEIRO CIVIL em acordo a legislação existente hoje no Brasil.

*“Descrição Sumária”*

Previnem situações de risco e executam salvamentos terrestres, aquáticos e em altura, protegendo pessoas e patrimônios de incêndios, explosões, vazamentos, afogamentos ou qualquer outra situação de emergência, com o objetivo de salvar e resgatar vidas; prestam primeiros socorros, verificando o estado da vítima para realizar o procedimento adequado; realizam cursos e campanhas educativas, formando e treinando equipes, brigadas e corpo voluntário de emergência.”

Sendo assim, para que possamos executar tudo acima descrito, temos sim de nos capacitar em TUDO isso e muito mais.

Não queremos entrar em discussão e desgaste com ninguém, mas estaremos atentos e se precisar atuar, atuaremos de maneira objetiva, dura e dentro da Lei.

Hoje apesar de NOSSA GRANDE PERDA, estamos mais fortes.

*Estaremos levando sempre adiante “O LEGADO DOS NOVE”*

“Não Existem Fronteiras, Quando Trabalhamos Juntos, por um Mesmo Ideal!”

*Bolívar Fundão Filho*

CEO/Presidente

BUSF-Brasil / CPLP