Português Italian English Spanish

Os sistemas de sprinklers de espuma são usados em locais considerados de alto risco. Saiba Quais !

Os sistemas de sprinklers de espuma são usados em locais considerados de alto risco. Saiba Quais !


Saiba sobre os tipos de edificações onde sistemas de sprinklers de espuma são mais usados

Sistemas de Sprinklers de Espuma

Os sistemas de sprinklers de espuma, como o próprio nome já diz, utilizam a espuma como agente extintor dos incêndios. A norma NFPA 16 para instalação de sistemas de sprinklers de espuma é a mais comumente usada nesse tipo de projeto.

O sistema de sprinklers de espuma consiste normalmente em dispositivos de descarga do tipo aberto, para ter uma distribuição eficaz nas áreas protegidas. O sistema é geralmente controlado por uma válvula automática de dilúvio, que é acionada por um dos dispositivos de detecção, também instalado na mesma área que os sprinklers de espuma. Assim que houver detecção do incêndio, o sprinkler de espuma descarrega imediatamente o agente em toda área. Esses sistemas também podem ser usados para descarregar água por um período inicial, seguido por uma descarga de espuma por um período mais longo. Para essas aplicações, os bladder tanks são usados para fornecer a composição eficaz de espuma.

Normalmente, o proporcionador, o concentrado de espuma e os sprinklers de espuma são listados pela UL ou aprovados pela FM, desde que instalados como um sistema completo e integrado. De acordo com a NFPA, as marcas ou tipos de espuma não devem ser misturados ou trocados em sistemas de sprinklers de espuma.

As quantidades necessárias de concentrados de espuma são baseadas na Taxa de Fluxo e na Duração da Descarga, que são indicadas na NFPA 16. A densidade de descarga de espuma indicada na NFPA é de, no mínimo, 6,5 mm / m² (0,16 gpm / pés quadrados). O sprinkler de espuma é recomendado para cobrir, no máximo, 9,3 m² (100 pés quadrados) de área, com espaçamento entre dois sprinklers não superior a 3,7 m (12 pés). Os sprinklers de espuma estão sempre localizados no telhado (área do teto).

Os sprinklers de espuma são projetados para operar a uma pressão mínima de 2,1 bar e máxima de 4,2 bar. Por exemplo, o sprinkler de espuma HD Fire com fator K-42 fornecerá cerca de 61 LPM de espuma a 2,1 Bar de pressão. A solução de espuma deve ser projetada para ser descarregada por um período mínimo de 10 minutos em toda a área a ser protegida, com operação simultânea de todos os sprinklers de espuma. De acordo com a NFPA, o abastecimento de água do sistema deve ser projetado de forma que seja suficiente operar por, pelo menos, 60 minutos.

Os sistemas de sprinklers de espuma são usados em locais considerados de alto risco, como áreas de armazenamento e manuseio de produtos químicos, áreas de manufatura e armazenamento de GNL, usinas de energia, hangares de aeronaves, armazéns, elevadores e salas de máquinas, salas de gerador etc. Não basta apenas dimensionar corretamente os sistemas de combate a incêndio por espuma, é necessário considerar os equipamentos certos e que possuam as certificações garantidoras de uma ótima performance. Concentrados de espuma, proporcionadores, bladder tanks horizontais e verticais, além dos sprinklers de espuma e todo suporte técnico necessário podem ser encontrados na Eagle Fire, distribuidor HD Fire no Brasil.

Fonte: Eagle Fire. 

  Veja Mais
Exibindo de 1 a 4 resultados (total: 135)