Português Italian English Spanish

Potenciais custos de uma explosão de poeira.

Potenciais custos de uma explosão de poeira.


Os custos potenciais de um incidente de explosão de poeira nunca são previstos de forma realista. Enquanto alguns deles podem ser óbvios, outros não são tão aparentes e podem surpreender os proprietários e gerentes das instalações após uma explosão de poeira.

 

Recentemente, Chris Giusto, Diretor da Industrial Projects at Hallam-ICS, apresentou 5 benefícios de ter uma análise de riscos bem realizada:

·        Conformidade Regulatória

·        Desenvolvimento de uma estratégia de segurança contra poeira

·        Evitar um incidente catastrófico ou em cascata que possa causar grandes perdas

·        Segurança da fábrica e do pessoal

·        Você não pode se dar ao luxo de NÃO agir

Os seis custos primários de uma explosão de poeira

Chris falou sobre seis custos principais. Quais são esses custos e se eles se aplicam, dependerão do tamanho do incidente.

·        Multas

·        Aumento dos prêmios de seguro

·        Perda de receita devido a tempo de inatividade

·        Indenização dos trabalhadores feridos

·        Custos de reconstrução

·        Ações judiciais

Segundo Chris, os processos têm o potencial de causar o maior prejuízo financeiro a uma empresa. Dependendo do número de pessoas envolvidas e da extensão dos ferimentos e/ou danos, o custo pode chegar aos milhões de dólares. Em seguida, em termos de gravidade financeira, a receita é perdida devido ao tempo de inatividade, que depende da natureza da instalação e da duração do tempo de inatividade.

Ações judiciais

Nós sabemos que no Brasil a justiça é lenta e muitas vezes injustas com quem sobre as consequências de acidentes. Vejamos os casos de Mariana e Brumadinho. Investiga-se tudo, culpa-se alguns e as indenizações nunca cobrem os prejuízos materiais e morais.

Porém isso pode mudar com a pressão da sociedade. Em 29 de maio de 2018, ocorreu uma explosão no elevador de grãos em South Sioux City, Nebraska. Ele destruiu o elevador e obrigou a cidade a evacuar duas dezenas de moradores por quase um mês, enquanto se decidia como derrubar o que restava do elevador. No início de 2019, a cidade processou a empresa  pelo custo da demolição e outras despesas.

Nos últimos dois anos, houve grandes ações judiciais no valor de milhões de dólares ocorreram nos Estados Unidos. Com um caso envolvendo uma instalação de equipamento de proteção contra explosão que não funcionou corretamente, a responsabilidade foi dividida de três maneiras entre os proprietários das instalações, os fabricantes de equipamentos e os instaladores de equipamentos.

Um evento especialmente significativo ocorreu em 1992 na mina de Westray, Nova Escócia. Uma explosão de mina de carvão tirou a vida de vários trabalhadores, resultando em um julgamento criminal e civil que levou à falência da empresa.

Receita perdida

A perda de receita é a que mais impacta a empresa, Imaginando que uma instalação que funcione 24 horas por dia, sete dias por semana, durante 50 semanas por ano, com uma receita total de 50 milhões de dólares. Em uma situação de três dias de inatividade após um incidente, resultaria em 430.000 dólares de falta de receita. Sem contar com os custos de reparos, reconstruções e multas.

O benefício de fazer uma análise de risco de poeira (DHA)

Os DHAs são uma parte essencial de uma estratégia de segurança contra poeira combustível que pode reduzir custos e aumentar a eficiência.

Em um webinar, Crhis forneceu o exemplo de um coletor de pó externo não protegido. "O alívio de explosão é um meio aceitável de proteção, então eles adicionam uma janela de explosão e pensam que estão protegidos, quando, na realidade, ignoraram o isolamento. A bola de fogo ainda pode viajar de volta para dentro da instalação e criar explosões ou incêndios secundários. Portanto, existe essa falsa sensação de segurança. "

É essencial identificar todos os perigos em potencial e desenvolver uma estratégia para enfrentá-los. Começa com um DHA e leva a um plano de ação que fornece orientações claras para a equipe da instalação e contratados e minimiza o tempo de inatividade e aumenta o moral.

Conclusão

Aceitar que existe o risco de explosão é o primeiro passo para que ações sejam tomadas no sentido de mitigar os riscos. A realização de um DHA detalhado irá ajudar a direcionar os investimentos para os locais corretos e de forma organizada. Com um DHA em mãos é possível fazer um planejamento de curto e médio prazo para eliminação dos riscos e assim manter o negócio e as pessoas protegidas.

Edmilson Pecosqui

CEO Brasil na ATEX Explosionsschutz GmbH