Português Italian English Spanish

Pressurização da escada de emergência: qual a importância?

Pressurização da escada de emergência: qual a importância?


Para que serve a escada pressurizada

Pressurização da escada de emergência: qual a importância?

Entre as medidas de segurança contra incêndio que devem ser adotadas em diferentes tipos de edificação, a instalação de escadas pressurizadas, certamente, é uma das mais importantes quando falamos em locais que têm circulação constante de pessoas. Isso porque o sistema de pressurização da escada de emergência é responsável por manter esses acessos livres da fumaça e do fogo durante a ocorrência de um incêndio e, dessa forma, permitir que o prédio seja evacuado em segurança. A escada pressurizada também facilita o trabalho do Corpo de Bombeiros. Entenda.

O que é o sistema de pressurização da escada de emergência?

Pressurização das escadas de emergência

O sistema de pressurização insufla ar puro na escada. Foto: Pixabay

Em alguns tipos de edificação, a escada é parte essencial da rota de fuga. De acordo com as normas do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo, os edifícios residenciais acima de 80 metros de altura, os hotéis, os prédios comerciais, educacionais e esportivos e os condomínios corporativos acima de 21 metros de altura são obrigados a ter escadas pressurizadas. Mas, mais que estar dentro da lei, a pressurização da escada de emergência é uma medida de segurança importante que deve ser levada em conta pelos responsáveis pela construção, já que protege a vida das pessoas que circulam pelo local.

Resumidamente, esse sistema mecânico insufla ar puro para a área da escada por meio de uma pressão positiva. O objetivo é manter a escada livre de fogo, de fumaça e de gases tóxicos no caso de um incêndio. Assim, moradores, funcionários, clientes, estudantes e outros frequentadores podem abandonar o prédio em segurança. Além disso, é pela escada pressurizada que, muitas vezes, o Corpo de Bombeiros acessa o prédio para combater as chamas ou resgatar pessoas que porventura tenham dificuldade de sair.

É importante ressaltar que sistema de pressurização da escada de emergência deve contar com uma fonte de energia exclusiva, como um gerador, para funcionar mesmo em caso de queda de energia. As determinações relativas à pressurização da escada de emergência podem variar de acordo com as características da edificação. Por isso, a dica é: contrate profissionais qualificados para fazer a análise e determinar as diretrizes das escadas.

Para que serve a escada pressurizada?

Escada pressurizada

A escada pressurizada preserva vidas. Foto: Pixabay

Nas edificações maiores e que contam com movimentação constante de pessoas, a escada pressurizada pode ser uma exigência do Corpo de Bombeiros para a emissão de documentos que atestam a segurança do prédio, como a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), por exemplo.

No entanto, engenheiros e outros responsáveis pela segurança dos locais devem considerar que o sistema de pressurização das escadas de emergência tem a missão principal de preservar vidas e evitar hospitalizações por inalação de fumaça ou queimaduras. Por isso, ele é tão importante em shoppings, edifícios residenciais ou comerciais, escolas e outras edificações, já que pode evitar grandes tragédias. Além disso, a escada pressurizada pode ser útil para facilitar o acesso do Corpo de Bombeiros ao local em chamas e, assim, combater o fogo e resgatar pessoas, caso seja necessário.

Para garantir que a escada cumpra o seu importante papel durante uma emergência, é indispensável que sejam feitas manutenções preventivas em todos os equipamentos e dispositivos do sistema de pressurização. O laudo de escada pressurizada, por exemplo, é um documento emitido por profissionais qualificados após uma vistoria detalhada no sistema. Esse laudo atesta o funcionamento correto e a conformidade com as normas e legislações vigentes.

O sistema de pressurização da escada de emergência pode ser instalado em construções novas ou prédios antigos que tenham a necessidade de se adequarem às normas vigentes. De qualquer maneira, é essencial que o serviço seja feito por uma empresa certificada especializada em segurança contra incêndio. Solicite um orçamento: whlengenharia.com.br.

Por: WHL