Português (Brasil)

Quais são os componentes básicos de um sistema de detecção e alarme de incêndio?

Quais são os componentes básicos de um sistema de detecção e alarme de incêndio?

Compartilhe este conteúdo:

Quais são os componentes básicos de um sistema de detecção e alarme de incêndio?

Quer você seja proprietário de um imóvel ou empresário, sabe como os sistemas de alarme de incêndio são importantes para a segurança dos funcionários e visitantes. A detecção antecipada e a notificação de incêndios são essenciais para limitar os danos que podem causar e, como vimos com os incêndios florestais na Califórnia no ano passado, os danos podem ser bastante extensos. Mais de 6.700 estruturas foram danificadas, e o custo total para o estado, seguradoras e proprietários de residências deve chegar a US $ 19 bilhões, tudo por causa do incêndio sozinho e isso sem mencionar o trauma eterno que vem com um evento tão horrível.

Muitos de nós já vimos ou ouvimos um alarme de incêndio pelo menos uma vez na vida, mas você já pensou em todos os elementos que entram nos dispositivos de alarme de incêndio? Dispositivos de alarme de incêndio comerciais modernos são complexos e estão em constante mudança conforme a tecnologia evolui, por isso pensamos que poderíamos ajudá-lo a entender melhor todos os componentes que entram em sistemas de alarme de incêndio e como eles são capazes de mantê-lo seguro durante uma emergência de incêndio.

Componentes comuns de sistemas de alarme de incêndio comerciais.

A maioria dos sistemas de alarme de incêndio é composta pelos seguintes componentes:

- Painel de controle de alarme de incêndio (FACP)

- Fonte de alimentação primária e reserva

- Dispositivo de inicialização de alarme

- Dispositivo de Notificação de Alarme

- Painel de controle remoto e exibição

- Interface de segurança do edifício.

Painel de controle de alarme de incêndio (FACP)

O painel de controle de alarme de incêndio é essencialmente o centro de controle e o cérebro de um sistema de alarme de incêndio. O FACP monitora e gerencia os dispositivos de inicialização e retransmite o sinal para os dispositivos de alarme de incêndio se um problema for detectado. Cada painel de controle também fornece um visor que informa sobre o status atual do sistema, bem como códigos de solução de problemas e um teclado para gerenciar o sistema diretamente, onde você pode desativar alarmes, sinalizar alertas, reiniciar o sistema após um problema e reprogramar o sistema, se necessário.

Fonte de alimentação primária e reserva

Um sistema de alarme de incêndio também fornece acesso a duas fontes de alimentação. A fonte de alimentação primária é usada constantemente, e a fonte de alimentação reserva é usada no caso de falha de energia. A fonte de alimentação de backup normalmente consiste em baterias de 6 V ou 12 V conectadas a um sistema com limitação de energia de 24 V CC e geralmente estão localizadas no painel de controle ou em um gabinete separado adjacente ao painel de controle.

Dispositivo de inicialização de alarme

O dispositivo de iniciação do alarme é o que realmente informa ao sistema de alarme de incêndio que existe algum tipo de perigo ou emergência de incêndio. Esses dispositivos podem ser manuais, em que alguém deve notificar o próprio sistema por meio de um acionador manual tipo empurre e puxe ou de vidro, mas também podem ser automáticos utilizando detectores de calor, detectores de fumaça, detectores de chama, detectores fotoelétricos / ionização ou detectores em dutos. A maioria dos sistemas comerciais de alarme de incêndio inclui uma variedade de dispositivos de inicialização espaçados por todo o edifício com uma combinação de dispositivos manuais e automáticos.

Dispositivo de Notificação de Alarme

O dispositivo de notificação de alarme é indiscutivelmente a parte mais importante do seu sistema de alarme de incêndio, pois é o que é acionado pelo dispositivo de inicialização e o que faz os ruídos reais, como sirenes, buzinas ou sinos quando ocorre uma emergência de incêndio. Dispositivos de notificação de alarme notificam as pessoas dentro do edifício, bem como o pessoal de emergência, quando um evento está em andamento quando tudo está tudo limpo e quando um problema de manutenção é detectado.

Painel de controle remoto e exibição

Controles remotos e painéis de exibição permitem que as pessoas controlem um conjunto de sistemas de alarme de incêndio, mesmo quando não estiverem por perto. Eles provaram ser extremamente benéficos para grandes empresas com vários níveis de usuários, pois permitem que o pessoal de segurança verifique, ative e desative os alarmes de incêndio em todo o edifício a partir de seu escritório.

Interface de segurança de edifícios

A interface de segurança do edifício permite que o sistema de alarme de incêndio controle outros elementos do edifício quando necessário. Por exemplo, em caso de emergência de incêndio, uma interface de segurança do prédio pode se comunicar diretamente com o sistema de controle de acesso do prédio para manter as portas na posição aberta ou manter as portas fechadas para restringir a passagem de fumaça de uma área para outra, todos os quais torna mais fácil e seguro escapar de edifícios em chamas.

CGS System 

Compartilhe este conteúdo: