Evilásio de Carvalho 

Proteger sua industria contra incendio com soluções de Alta Tecnologia. B2B

“Caso ocorra um impacto acidental de metal contra metal, será possível visualizar pequenas faíscas sendo geradas. Se uma dessas faíscas entrar no filtro, não acredito que ela possa gerar um incêndio ou explosão. Partículas quentes podem ser geradas de superfícies que foram aquecidas por fricção. Uma partícula quente, mesmo que seja do tamanho de uma ervilha, pode oferecer um risco muito maior.

Mesmo se considerarmos que a temperatura dessa partícula quente é menor do que a da faísca. O fato é que a partícula quente continuará perigosa por um longo tempo.” (Professor Rolf K. Eckhoff, autor de ‘Dust explosions in the process industries’)

Portanto consideramos que para desenvolver um detector de alta performance, fatos científicos e parâmetros de ignição devem ser levados em consideração. Materiais diferentes possuem diferentes temperaturas de ignição (MIT – Minimum Ignition Temperature) e diferentes níveis mínimos de energia para ignição (MIE Minimum Ignition Energies).

Apenas quando os dois níveis são ultrapassados a ignição pode ocorrer. Para ser considerado adequado, um sistema de detecção de faíscas deve detectar fontes de ignição nesses níveis!

Uma partícula quente emite luz visível aos olhos humanos quando a temperatura ultrapassa 700°C/1292°F. Portanto, partículas com temperatura superior a ~700°C/1292°F são reconhecidas pelos olhos humanos como faíscas ou brasas incandescentes. Partículas com temperatura inferior a ~700°C/1292°F são reconhecidas pelos olhos humanos como partículas “escuras”. Note que quase todos os materiais orgânicos tem uma temperatura de ignição (MIT) inferior a 700°C/1292°F.

Esse risco que a tecnologica Firefly reconhece e protege em sua indústria, pois os detectores Firefly (True-IR) foram concebidos para detectar todas as fontes de ignição que apresentam riscos para o processo, tais como; faíscas, partículas quentes (escuras) e chamas, sempre quando o MIT e o MIE forem atingidos ou ultrapassados.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Detectores de faíscas Firefly:

  • Projetado para detectar todas as fontes de ignição potenciais, tais como; partículas quentes (escuras) faíscas e chamas;
  • Único detector de faíscas no mundo aprovado pela seguradora FM Global para detecção de partículas com temperatura inferior a 250°C/482°F;
  • Insensível a luz do dia e pode ser instalado próximo a uma janela de acrílico;
  • Ângulo de visão de 180°, cobre o duto com apenas um detector
  • Lente do detector com efeito auto limpante