Português (Brasil)

Você quer Atuar na Área Prevenção e Segurança Contra Incêndio Conheça a Jornada do Conhecimento !

Você quer Atuar na Área Prevenção e Segurança Contra Incêndio Conheça a Jornada do Conhecimento !

O setor está em franco crescimento e com excelentes remunerações e faltam profissionais na área.

Compartilhe este conteúdo:

    Você quer Atuar na Área Prevenção e Segurança Contra Incêndio . Conheça a Jornada  do Conhecimento ! 

Para atuar na área de prevenção e segurança contra incêndios, o profissional deve possuir conhecimentos técnicos específicos para proteger vidas e patrimônio. O principal objetivo é fornecer subsídios para prevenir e proteger edificações contra incêndios, incluindo serviços, materiais empregados, processos de fabricação e determinar soluções adequadas. A prevenção e proteção contra incêndios reduzem prejuízos materiais, pessoais e ambientais. O profissional deve atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, medidas para evitá-lo e evitar a propagação até que os bombeiros cheguem à edificação e realizem o combate.

Os profissionais que se especializam na área geralmente são gestores de prevenção de empresas, técnicos de segurança do trabalho, coordenadores de treinamentos, prevencionistas, engenheiros de segurança do trabalho, coordenadores de segurança e emergências, profissionais da defesa civil, bombeiros profissionais civis, entre outros. As disciplinas incluem, em média, 50 temas específicos. Outros vão se agregando de acordo com novos comportamentos, normas, tecnologias etc. Não é conhecimento engessado, pois a cada incêndio ocorrido ou evitado, nota-se um avanço de outras medidas. Portanto, quem está na área deve sempre buscar conhecimentos atualizados.

O profissional também deve ter conhecimentos em físico-química dos incêndios, classificação de incêndio, métodos de extinção, equipamentos extintores e hidráulicos, técnicas de combate a incêndio, medidas de segurança contra incêndio e pânico, transporte de produtos e serviços perigosos, proteção estrutural, instalação de sistemas automáticos de detecção e alarme a princípio de incêndio, entre outros.

Em caráter informativo, os profissionais deverão ter conhecimentos em disciplinas como:

Tecidos antichama;  Comportamento humano nos incêndios;  Planejamento de emergências industriais; Plano de desocupação;Carga Incêndio nas edificações e áreas de risco; Iluminação de emergência; Ações de resposta e a capacitação para o atendimento do PAE;  Sinalização de segurança contra incêndio e pânico; Método Gretener de avaliação de riscos;  Escadas pressurizadas;  Fios e cabos anti-chamas; Vidros à prova de fogo; Detectores automáticos de incêndio;  Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA); entre outros .

Aqui temos apenas uma descrição sobre alguns conhecimentos que fazem parte da jornada profissional. É muito comum, nos dias de hoje, empresas formarem departamentos com profissionais que dominem alguns dos assuntos mencionados acima, pois naturalmente apenas um profissional não terá conhecimento em todos os assuntos envolvidos. Portanto, uma equipe bem formada é decisiva na elaboração das estratégias e ações necessárias para preservar vidas e patrimônio.

O setor está em franco crescimento e com excelentes remunerações e faltam profissionais na área.

 

Da Redação - Portal Incêndio 

REFERÊNCIA EM INCÊNDIOS NO BRASIL - FIRE HUB

O Portal incêndio oferece ao público o que há de melhor e mais moderno em segurança prevenção e combate a incêndios, com conteúdo técnico de qualidade. Atualidades, artigos técnicos, reportagens, tecnologia, novidades do setor e normas, entre outros temas para difundir e fomentar o segmento.

 Consulte nossa agenda de cursos, clique abaixo:

  Aperfeiçoamento Profissional

"O conhecimento é libertador por dar aos indivíduos a capacidade de independência e autonomia."

Compartilhe este conteúdo: