Português (Brasil)

Passa a ser obrigatório a execução de inspeção e testes periódicos de Inspeção de Sistema de Hidrantes e Mangotinho

Passa a ser obrigatório a execução de inspeção e testes periódicos de Inspeção de Sistema de Hidrantes e Mangotinho

Compartilhe este conteúdo:

Com a entrada em vigor do novo decreto estadual de Proteção Contra Incêndio nº 63.911 passa a ser obrigatório a execução de inspeção e testes periódicos ( anual ) em toda instalação de sistema de hidrantes no estado de São Paulo, conforme previsto na IT-22, anexo F.

Maurilio Batista de Lima  Eng° Mecânico, Gestor Comercial, Pós Graduando Eng. Seg Trab. 

 

       

Pontos que camam a atenção no anexo F:

No item 2.6, é solicitado a confirmação se a bomba de incêndio está instalada com vazão e pressão de acordo com o projeto técnico aprovado. Para tanto é necessário efetuar o teste de desempenho da bomba de incêndio, conforme previsto na NBR 13.714

 

A partir dos dados de teste colhidos é possível plotar a curva de desempenho da bomba e assim compara-la com a curva original prevista no projeto técnico aprovado junto ao corpo de bombeiros.

 

Outro ponto que chama a atenção é quanto a assinatura do relatório, que deve ser por engenheiro responsável pelo teste ( com ART ) e pelo proprietário ou responsável pelo uso, ficando este ciente de suas responsabilidades

 

 

 


 



"Atesto, nesta data, que a instalação foi inspecionada e está em conformidade com as prescrições da IT nº 22 estando o proprietário e/ou o responsável pel o uso ciente(s) das responsabilidades  referentes  a  manutenção e vistorias periódicas, conforme a NBR 13.714."

 

 

 

 

 

 

Este atestado anual será requerido pelo corpo de bombeiros quando efetuar vistoria na edificação, podendo ser na renovação do AVCB ou a qualquer tempo que ocorra uma vistoria por amostragem ou por atendimento a denuncia específica.

 

 

 

 

 

A apresentação dos atestados anuais demonstra, que o proprietário ou o responsável pelo uso assume seu papel de zelar pelo cumprimento legal de suas obrigações e também que entende e pratica um comportamento prevencionista.

 

Estamos no caminho certo, afinal todos somos responsáveis pela prevenção de incêndio e a segurança das pessoas que nos cercam, seja onde moramos, trabalhamos, praticamos esportes, curtimos o lazer com a familia e amigos, enfim em todos os lugares.

Compartilhe este conteúdo: