Português (Brasil)

Explosões de poeira seguem acontecendo anualmente em todos lugares | Acidentes poderiam ser evitados com sistemas de proteção contra explosão.

Explosões de poeira seguem acontecendo anualmente em todos lugares | Acidentes poderiam ser evitados com sistemas de proteção contra explosão.

Compartilhe este conteúdo:

Explosões de poeira seguem acontecendo anualmente em todos lugares

Em 2018 houveram 12 explosões de poeira de grãos relatados nos EUA em 2018, de acordo com Kingsly Ambrose, Professor Associado da Purdue University. Em 2017 foram 7 e nos últimos 10 anos a média é de 8 explosões de poeira de grãos.

 

 

Houve 1 fatalidade e 4 feridos.

As explosões ocorreram em 2 fábricas de ração, 2 usinas de etanol e 8 elevadores de grãos.

As prováveis fontes de ignição foram identificadas em 3 casos como rolamentos e faíscas e 9 eram desconhecidas.

Fontes de combustível foram identificadas como 3 de poeira de grãos e 9 incógnitas.

Explosões de poeira ocorreram em 9 estados diferentes: 2 em Illinoi e Iowa e 1 em Minnesota, Indiana, Nebraska, Texas, Oklahoma, Wisconsin, Kansas e Louisiana.

Nos últimos 10 anos o total de fatalidades foi de 16 vidas e 96 feridos. Das 84 explosões no mercado agrícola, 49 acidentes com explosões ocorreram em elevadores de caneca e 21 em moinhos.

No Brasil esse número é desconhecido pois os acidentes são reportados como falhas de processo ou mesmo acidentes de trabalho. O mais impressionante é o baixo nível de comprometimento das empresas em evitar esse tipo de acidente. São poucas as empresas que investem em mitigar os riscos com explosões com poeira. Muitos fabricantes de filtros-manga  já adotaram a iniciativa de instalar membranas de alívio, porém outros simplesmente repassam o problema para o cliente final.

As alternativas de proteção foram ampliadas no Brasil nos últimos anos, porém o investimento ainda é muito acanhado. 

Outro fator negativo é o desconhecimento dos princípios de segurança por parte do usuário final. Muitos simplesmente nunca ouviram falar em sistemas de proteção contra explosão. Nas minhas visitas a empresas em vários lugares no Brasil, observo que existe muita demanda por soluções que protejam os usuários e seus ativos. Apesar de eu ter iniciado o processo de disseminação de conceitos de segurança a mais de 15 anos, ainda existem muitas oportunidades de transmissão de conhecimentos e soluções de problemas como esse.

Por Edmilson Pecosqui - General Management, Innovation, Leadership

 

Compartilhe este conteúdo: