Português (Brasil)

Funções e Responsabilidades do Sistema de Alarme de Incêndio - NFPA - 72

Funções e Responsabilidades do Sistema de Alarme de Incêndio - NFPA - 72

Compartilhe este conteúdo:

Em conformidade | NFPA 72

Funções e responsabilidades do sistema de alarme de incêndio

 

WAYNE D. MOORE

 

 

 

Sabemos que a instalação de um sistema de alarme de incêndio passa por várias fases antes de estar pronta para uso. Essas fases incluem uma discussão com o proprietário sobre os objetivos desejados de desempenho e detecção do sistema, projeto do sistema, seleção de equipamentos e, finalmente, os testes de instalação e aceitação final para o sistema instalado. Durante esse processo, há inúmeros atores envolvidos, e cada um tem a responsabilidade de garantir que a instalação do sistema de alarme de incêndio atenda às necessidades do proprietário e aos requisitos do código.

 

Na edição de 2019 do NFPA 72®, Código Nacional de Alarme de Incêndio e Sinalização®, a Seção 10.5 fornece os requisitos de qualificação para o projetista do sistema; instalador do sistema; operadores de estações de supervisão; inspeção, teste e pessoal de serviço; programadores de sistema; e planeja examinadores e inspetores. Entre as responsabilidades do projetista do sistema está a experiência no projeto, aplicação, instalação e teste de sistemas de alarme de incêndio. O projetista em todos os casos deve avaliar as condições do edifício, determinar os requisitos do código de construção conforme se aplicam ao sistema de alarme de incêndio e garantir um entendimento claro das metas de proteção contra incêndio do proprietário para o desempenho do sistema de alarme de incêndio. O designer, com a entrada do proprietário, escolhe o equipamento adequado para o sistema de alarme de incêndio que atenda às metas de desempenho e financeiras do proprietário.

Se o projetista não for o fornecedor do equipamento, é responsabilidade do fornecedor entender o projeto do sistema para garantir que o equipamento fornecido atenda à intenção do projeto. Muitas vezes, o fornecedor do equipamento é responsável por programar a operação do sistema de alarme de incêndio, novamente de acordo com a matriz operacional do projetista do sistema. Será responsabilidade do fornecedor do sistema garantir que o programador do sistema seja qualificado. O código exige que esses indivíduos sejam treinados e certificados pelo fabricante do sistema que está sendo instalado. Obviamente, após a escolha do equipamento, o plano de instalação do sistema deve ser desenvolvido usando as informações específicas fornecidas pelo fornecedor.

É responsabilidade do examinador do plano garantir que o plano de instalação esteja de acordo com o projeto e que o sistema seja compatível com o código. Quando a instalação estiver concluída, o sistema precisará ser testado, o que geralmente é testemunhado por um inspetor representando a jurisdição na qual o sistema está sendo instalado. A responsabilidade pelo sistema instalado é transferida para o proprietário.

É nesse ponto que muitos especialistas em sistemas de alarme de incêndio acreditam que a confiabilidade operacional do sistema de alarme de incêndio instalado pode ser afetada negativamente. Muitos proprietários não entendem que são os únicos responsáveis ??pelos testes e manutenção contínuos do novo sistema de seu prédio. É importante que o funcionário do corpo de bombeiros informe o proprietário de sua responsabilidade com base nos requisitos do código. O Capítulo 14 declara que “a propriedade, o proprietário do sistema, o proprietário do sistema ou o representante designado do proprietário serão responsáveis ??pela inspeção, teste e manutenção do sistema e por alterações ou acréscimos a este sistema”.

O código permite a delegação da inspeção, teste e manutenção do sistema para o pessoal de serviço qualificado, mas continua sendo responsabilidade do proprietário garantir que o sistema seja mantido em uma condição confiável.

Wayne D. Moore é vice-presidente da Jensen Hughes.

 

Compartilhe este conteúdo: